IMIGRANTES
Migrar para um outro país é se abrir para a aventura do novo e enfrentar os desafios dessa experiência. Se expor a esse cenário exige resiliência e adaptação. A experiência de imigração com o distanciamento do país de origem, familiares, amigos, hábitos e costumes, proporciona a sensação de ruptura, solidão, isolamento e não pertencimento.
São muitos os pontos que pedem atenção. No meio dessa mudança tão impactante e de grandes esforços, é importante perceber suas emoções e pensamentos. A saúde psíquica pode pedir por amparo e auxílio nessa jornada, sendo fundamental a busca por um profissional que compreenda não somente seu idioma e cultura, mas também a experiência de migrar.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
Pensamentos e palavras andam de “mãos dadas” com afetos, sentimentos e memórias. A linguagem está ligada ao contexto cultural no qual nascemos e fomos criados. Por tanto, mesmo que a pessoa seja fluente em outra língua, fazer terapia com um profissional que fale português, propicia uma sensação de acolhimento e de compreensão maior do que com alguém que tenha um idioma nativo diferente.
Desta forma, em um tratamento com profissional de sua língua materna, que experenciou esse desafio, a conexão dos pensamentos, fala e emoções, tornam-se mais fluidos. A forma de se expressar e a capacidade de escuta ficam mais “limpas”, facilitando o processo.
Nós da clínica Diversidade estamos centrados nesse assunto, compreendemos a importância do auxílio terapêutico. Com amparo e dedicação profissional, estamos à disposição para auxiliar você nesse novo ciclo.
Nossa constituição como ser humano é resultado da nossa cultura, família, local de origem, educação e aspectos individuais. São muitos os conflitos que internamente são confrontados na nossa experiência de vida. Estar em um momento da história da humanidade em que ainda se exige um padrão de orientação sexual e de gênero engessado, torna mais árduo e doloroso a luta por progresso e mudança. A terapia surge como um meio de descontruir e elaborar esses padrões impostos pela sociedade.